por: Thaisa Viana

Fonte: The Korea Times

Foto: https://www.pbs.org/wgbh/frontline/wp-content/uploads/2019/08/GettyImages-826889642.jpg

Em 14 de julho de 2025, o novo Ministro da Unificação do governo Lee Jae Myung (2025-), Chung Dong-young, confirmava em audiência na Assembleia Nacional a possibilidade de retrair exercícios militares da Coreia do Sul com os Estados Unidos para retornar diálogos com a Coreia do Norte (Lee, 2025a). Utilizando o caso de 2017, durante as negociações para as Declarações de Panmunjom e os Jogos Olímpicos de PyeongChang, o ministro destacou a postura mais contida do governo de Moon Jae In (2017-2022) em relação aos exercícios militares conjuntos com os EUA, apresentando-a como um precedente de sucesso para a opção. 

A posição do ministro condiz com uma política mais aberta e diplomática com a Coreia do Norte adotada pelo novo presidente Lee Jae Myung (Lee, 2025a). Em contraste com o governo anterior, Lee busca não apenas reverter e se distanciar da política mais combativa adotada por Yoon Suk Yeol (2022-2025), mas também reaver o diálogo com a Coreia do Norte para avançar nas negociações sobre paz e desnuclearização da península. 

Em uma série de medidas rápidas e significativas, apenas nos dois primeiros meses de governo, o então presidente suspendeu os famosos alto-falantes com propagandas pró-Sul ao longo da fronteira com a Coreia do Norte; entrou em contato com comunidades civis que atuavam nas fronteiras com o uso de panfletos e balões, solicitando a suspensão dessas atividades; e ordenou o encerramento das transmissões de rádio e televisão realizadas pelas agências de espionagem sul-coreanas (NIS) voltadas à Coreia do Norte (Lee, 2025b). 

Apesar das críticas da oposição partidária e de especialistas em Coreia do Norte 一 sobretudo em relação ao encerramento das transmissões, ao observar o ato como precipitado ou possível submissão do governo sul-coreano para uma abertura pífia de negociações com o Norte 一 , as ações marcam um novo começo para as relações intercoreanas e na relação diplomática entre os países, sendo a primeira vez em que um fator psicológico deixa de ser usado pela Coreia do Sul como ferramenta na disputa (Lee, 2025b). De fato, o ato também pode ser interpretado como resposta aos esforços da Coreia do Norte em encerrar seus canais de propaganda para o Sul por meio da Echo of Unification na Pyongyang Broadcasting Station e o fim dos ataques do país ao governo sul-coreano com balões de lixo lançados pela fronteira ao longo de 2024 (Lee, 2025b).

Ainda é cedo para observar as consequências dessa diplomacia mais apaziguadora, mas há uma potencialidade de diálogo a ser estabelecido. Uma diplomacia menos abrasiva, como vista em governos anteriores ao de Yoon Suk Yeol, tem se mostrado historicamente eficaz no estabelecimento de acordos e canais diplomáticos para a discussão de temas sensíveis para ambas as Coreias. 

Apesar da esperança, o governo norte-coreano confirmou em comunicado para a Korean Central News Agency (KCNA), por meio da então vice-diretora do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, Kim Yo Jong, que não estaria disposto a negociações sobre nuclearidade e esclareceu a posição oficial da Coreia do Norte sobre Seul (France24, 2025; Lendon; Bae, 2025). Segundo Kim, “independentemente da política adotada e da proposta apresentada em Seul, a Coreia do Norte não teria interesse nela, não havendo motivos para uma reunião nem uma questão a ser discutida com a Coreia do Sul”, o que diminui consideravelmente as expectativas de reconciliação e diálogos entre as Coreias, pelo menos neste momento (France, 2025). O que se confirma nesse cenário são as possibilidades e a vontade do governo Lee de estabelecer um novo paradigma na diplomacia intercoreana. 

Referências

LENDON, Brad; BAE, Gawon. Kim Jong Un’s powerful sister says talks with US possible if Washington drops denuclearization demand. CNN. 28 de Julho de 2025. Disponível em: https://edition.cnn.com/2025/07/28/asia/north-korea-kim-sister-south-enemy-intl-hnk. Acesso em: 29 jul. 2025. 

FRANCE 24. North Korea rejects dialogue with Seoul, says no interest in talks. France 24 . 28 de Julho de 2025. Disponível em: https://www.france24.com/en/asia-pacific/20250728-north-korea-south-talks-seoul. Acesso em: 30 jul. 2025. 

LEE, Hyojin. Unification Minister designate suggests scaling back military drills to restart North Korea talks. The Korea Times. 14 de Julho de 2025a. Disponível em: https://www.koreatimes.co.kr/foreignaffairs/northkorea/20250714/unification-minister-designate-suggests-scaling-back-military-drills-to-restart-north-korea-talks. Acesso em: 20 jul. 2025. 

LEE, Hyojin. Seoul extends olive branch to North Korea – will Pyongyang respond?. The Korea Times. 27 de Julho de 2025b. Disponível em: https://www.koreatimes.co.kr/foreignaffairs/northkorea/20250727/seoul-extends-olive-branch-to-north-korea-will-pyongyang-respond. Acesso em: 29 jul. 2025.

Sobre a autora

Thaisa Viana é bacharel em Relações Internacionais pela UFF. Mestre em Relações Internacionais pela UERJ com ênfase em Política Internacional e Cultura. Pesquisadora do LabÁsia e do NEIBA.